Gerenciamento de Resíduos em Eventos

Sustentabilidade e Gerenciamento de Resíduos

Atualmente o tema ESG (Environmental, Social and Governance) que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização, está em pauta em grande parte das empresas, incluindo as produtoras de eventos.

Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, um evento sustentável contribui para a mudança de pensamento da sociedade e promove redução de custo a partir da economia circular.

Um dos processos mais significativos dentro da organização e produção de um evento é a geração de resíduos. As grandes estruturas e decorações montadas, o alto número de embalagens de bebidas e a geração de orgânicos e sanitários são resíduos que devem ser gerenciados para que o descarte seja feito de forma adequada. Dessa forma, o evento cumprirá com as premissas do ESG, assim como com todas as normativas vigentes.

Gerenciamento de Resíduos em Eventos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos apresenta instrumentos importantes para o correto manejo dos resíduos sólidos. Os grandes geradores, que incluem também os locais de realização de eventos, devem tomar medidas que visem a diminuição do impacto ambiental que os resíduos sólidos podem causar no meio ambiente.

Dessa forma, para promover a sustentabilidade em um evento, é necessário que a Gestão de Resíduos seja adequada e eficiente, diminuindo a geração, reduzindo o desperdício, ampliando a reciclagem e realizando a destinação ambientalmente correta dos resíduos.

Além disso, de acordo com a Deliberação Normativa COPAM n°232, de 27 de fevereiro de 2019, são estabelecidos procedimentos para emissão do Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR). O MTR online consiste em um importante instrumento de gestão de resíduos e tem como objetivo a fiscalização dos órgãos ambientais em relação à geração, armazenamento temporário, transporte e a destinação final dos resíduos.

Sendo assim, é extremamente importante conduzir o gerenciamento de resíduos de forma eficiente e para isso, separamos alguns processos essenciais para serem inseridos no planejamento e desenvolvimento do seu evento:

Identificação das fontes geradoras de resíduos

O primeiro passo para a adequada gestão dos resíduos do seu evento consiste em definir as fontes geradoras e posteriormente as quantidades e tipos de resíduos gerados. Dessa forma, torna-se possível segregar os resíduos ainda na origem, planejando o que será reutilizado e reciclado, providenciando a disposição mais adequada e definindo com antecedência a organização da área de resíduos.

Existem diversas fontes de gerações dentro de um evento. Em feiras de exposição e comerciais é muito comum o uso de madeira, vidro, lonas e carpetes para montagem da estrutura do local. Além disso, quando existe comercialização de produtos, há muita geração também de embalagens de papelão e plástico.

Em eventos como shows, festas e confraternizações, os resíduos de maior destaque são os resíduos orgânicos e as embalagens de bebidas, como latinhas, garrafas de plástico e garrafas de vidro, gerados nas praças de alimentação e restaurantes. Já em relação ao lixo de banheiro, sua geração é considerável em todos os tipos de eventos.

Dessa forma, o conhecimento da natureza do evento também possibilita determinar quando e quais tipos de resíduos serão gerados, sendo de extrema importância que a organização do evento forneça em todo o espaço lixeiras com identificação para separação dos resíduos recicláveis, não recicláveis e orgânicos.

Reutilização de materiais 

Uma das dicas para tornar o seu evento mais sustentável está relacionada à escolha de fornecedores e serviços que reutilizem estruturas de montagem e decoração, entregando e recolhendo os materiais utilizados, possibilitando a reutilização e a diminuição da geração de resíduos. Por exemplo: madeiras utilizadas na montagem da estrutura de eventos podem ser reutilizadas em outros eventos.

Além disso, é importante que sempre dentro do possível, os organizadores do evento façam preferência por itens recicláveis ou optem pela não geração: certificados online, panfletos digitais, crachás feitos de materiais recicláveis, informações em QR code, entre outros.

Área de Triagem e Segregação

A conscientização para o descarte correto dos resíduos é importante em todos os tipos de eventos, incentivando que o público visitante e a equipe de funcionários realizem o descarte nos coletores próprios. Estes coletores devem estar bem sinalizados e localizados por todo o espaço do evento, pois a segregação na fonte geradora otimiza toda a logística de gerenciamento de resíduos.

Além disso, o evento precisa destinar um espaço que seja especialmente para o abrigo dos resíduos coletados, possibilitando a triagem para adequada destinação, seja para reciclagem ou para aterro sanitário. A triagem e a segregação são etapas essenciais para otimização da logística de caçambas, redução das taxas de aterro sanitário e geração de fonte de receita com recicláveis.

Portanto, o Gerenciamento de Resíduos em eventos oferece diversas vantagens: redução dos impactos ambientais, diminuição do consumo de matérias-primas, redução de custos, possibilitando assim que seu evento ocorra de acordo com os pilares do ESG e de acordo com as legislações ambientais.

Como a Trevo Resíduos Atua no Gerenciamento de Resíduos em Eventos

A Trevo Resíduos é a única empresa especialista na Gestão de Resíduos de eventos na região Sudeste. Em 2022, gerenciamos os resíduos de 124 eventos.

Atuamos desenvolvendo soluções personalizadas de acordo com a natureza do seu evento, promovendo o Descarte Inteligente dos Resíduos Sólidos, fomentando a movimentação da economia circular e expandindo os índices de Sustentabilidade.

Realizamos operação profissional do abrigo de resíduos, possibilitando aumentar a receita com a venda de recicláveis, estabelecer triagens para destinações corretas e garantir segurança operacional das atividades, além da adequada Gestão do Sistema MTR.